Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A verdadeira face; caiam as mascaras.

As mascaras que escondem nosso verdadeiro "eu"





















Temos por mascaras objetos que escondem a verdadeira face, e apresenta uma imagem artificial, uma imagem criada.
Mas agora falando metaforicamente, todos nós incutimos uma mascara que suscitam um novo "eu", muitas das vezes a vaidade, ou o status, muitas das vezes consciente mas em outras inconsciente.
Na verdade essas mascaras nos impedem de termos uma intimidade maior com nosso Deus, muitas das vezes as mascaras se tornam em um orgulho, outras vezes as mascaras estão escondendo dos outros quem realmente somos, e acabamos enganando a nós mesmo.
Pois com o coração enganoso, como poderemos oferecer o melhor para Deus se refletimos uma imagem que na verdade não temos, e se acreditamos na imagem que refletimos e na verdade essa imagem não é a verdadeira. 
Ao começar a buscar em Deus o que realmente Ele queria me ensinar com isso, Deus me trouxe a memoria um homem bíblico chamado Naamã, e depois me fez lembrar de uma conversa com o Pr Pablo Queiroz quando conversávamos sobre os fariseus, e dai eu pude ter noção de grandeza da mensagem de Deus e do ensinamento de Deus, e cheguei a uma conclusão; devemos nos examinar e ver onde está a nossa mascara e deixar elas caírem ao chão, e passar a refletir a face do nosso verdadeiro eu, para que sejamos transformados verdadeiramente pelo poder de Deus e assim recebermos a verdadeira face a qual fomos criados por Deus.
Devemos entender que a verdadeira imagem foi a que Deus criou, pois afirma a bíblia que Deus nos fez conforme a sua imagem e semelhança, assim começarei a explicar, qual é a nossa imagem, a mascara que usamos e ocultamos a nossa imagem, e qual a verdadeira imagem e como faremos para ter essa verdadeira imagem, que foi a imagem que Deus criou.
Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, Deus então fez o homem santo, um homem espiritual, um homem com um alto nível de santidade espiritual, mas o pecado acabou com a santidade desse homem, e hoje todos nós somos destituídos da graça de Deus, dai criamos a partir disso uma mascara para que vivamos sempre em alegria e em vitórias.
Veremos agora um tipo de mascara criada pelo homem e que oculta a verdadeira face do homem, o seu verdadeiro ser.
Falarei um pouco de Naamã, e vou deixar grifado de vermelho alguns tópicos que serão cruciais para que venhamos entender melhor esse conceito de mascara. 
Naamã , comandante do exercito do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele um herói da guerra, porém leproso.
Bem, como podemos perceber, são bem consideráveis as descrições de Naamã, percebemos que era um homem de muito valores, mas além desses valores ele era leproso, e naquela época a lepra era sinal de impureza, mas onde estava a impureza de Naamã? Só de observar estas descrições grifadas ja podemos perceber que o orgulho era a impureza de Naamã, e que se escondia por trás da mascara de um comandante de exercito, um herói de guerra, a mascara de Naamã era seu poderio, e uma jovem da terra de Israel que havia sido levada cativa por ele foi o seu espelho, pois foi quando ele viu a sua verdadeira face, e viu que não poderia continuar do modo que estava, vivendo mascarado, e o que Naamã fez jogou sua mascara por terra, e buscou a face do Senhor, primeiramente ele reconheceu que era leproso, para depois saber que deveria ser curado de sua lepra. 
Temos que perceber que para que Deus venha nos curar devemos nos mostrar quem realmente somos, e outro exemplo que citarei agora são outros tipos de mascaras as do tipo farisaicas, veremos alguns versículos em que Jesus exorta os fariseus e os escribas e traz à consciência deles quem verdadeiramente são, nesse caso Jesus é o espelho e sua palavras são reflexos desse espelho, em Mateus 23 do versículo 1-36 onde Jesus revela a verdadeira face dos fariseus e dos escribas onde seus atos verossímeis são expostos e só pela pura verdade puderam ser revelados, onde se percebe que as práticas farisaicas pareciam ser verdadeiras, e que eles mesmo já haviam se habituado a usar tais mascaras que já faziam parte de sua face, onde eles mesmo se enganavam e acreditavam que suas práticas eram verdadeiras e não verossímeis ou seja semelhantes a verdade mas carregando um ar de sofisma, que só pode ser detectado quando a verdadeira face deles foram expostas. Como muitos já estavam cheios de sofismas, ainda assim tendo o orgulho por essas tais mascaras não as jogaram fora e continuaram a tentativa de provar que Jesus era um enganador e não eles, e essas mesmas mascaras foram e são usadas por muitos sacerdotes. Quantos carregam seu status, seus cargos eclesiásticos e mais parecem como Jesus diz em Mateus  23:27-28? (Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.)
Quantas vezes incutimos uma mascara e passamos a acreditar que realmente somos o que apresentamos no determinado momento? Amados eu quero dizer com essa mensagem é que devemos nos autoexaminar, buscar o espelho que é Jesus e ver a nossa verdadeira face e deixar que as mascaras caiam ao chão, e através a nossa verdadeira imagem que está por trás da mascara expor para Deus e pedir que venhamos ser transformados verdadeiramente, e assim que seja incutida em nós não a máscara mas sim a verdadeira face a qual Deus criou para nós que é imagem e semelhança de Deus, devemos com isso passar a refletir Cristo em nossa face e com esse despertar a face de Cristo resplandecerá em nossa face e deixaremos de ser destituídos da graça para sermos reconhecidos como filhos de Deus e assim participantes da graça de Deus!
Que essa mensagem sirva de reflexão para vocês assim como Deus me ensinou enquanto eu escrevia, que a face de Cristo venha ser refletida pela tua face em nome de Jesus, que a paz do Senhor que excede todo entendimento, guarde vossa mente e vosso coração em Cristo Jesus!

Texto escrito por: Romulo Philip

Nenhum comentário:

Postar um comentário