Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A glória é de Deus


Jeremias 9:23-24
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar se glorie em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia,  juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado diz o Senhor.

Amados lendo esses dois versículos é possível ter uma noção de que toda glória é de Deus vou compartilhar um pouco desse entendimento dado por Deus.
Vamos primeiro começar a entender o porque de não se gloriar o sábio na sabedoria, nem o forte na sua força e nem o rico nas riquezas, começando pelo sábio. Sabemos que toda sabedoria humana não se compara com a sabedoria de Deus, e que tudo que sabemos hoje é porque fomos instruídos por alguém e esse alguém por outro e com uma influência de Deus, mas porque eu afirmo que teve influência de Deus na instrução, pois Deus usa quem Ele quer para dar o entendimento aos escolhidos Dele, Deus nos influência mesmo sem percebermos que estamos sendo influenciados, esse é um dos motivos de dar a glória da sabedoria para Deus, e outro é porque sabemos que Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para envergonhar os sábios; e mais Paulo faz uma citação de um versículo 14 de Isaías 29 em 1 coríntios 1:19 onde Paulo parafraseando diz assim: Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. e no versículo 25 deste mesmo capitulo diz assim: Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Não temos muito o que falar em respeito disso, mas que toda sabedoria que temos é dada por Deus, e que se isso vier a nos ensoberbecer ficaremos perdidos em meio as loucuras de Deus.
Vamos ver oque Deus nos diz sobre os fortes e porque não devemos nos gloriar em nossa força. Citarei duas situações, uma a de Davi e o gigante Golias e outra de Gideão quando foi chamado por Deus.
Vou começar por Gideão mas com o seguinte versículo 2 coríntios 12:9-10 onde Paulo após ter orado para Deus três vezes Deus os responde: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque quando sou fraco, então, é que sou forte. Dai Gideão tava a malhar o trigo no lagar com medo de ser saqueado e Deus o chama e fala Gideão homem valente, e depois Deus fala vai nessa tua força pois sou contigo; percebemos que Deus estava com Gideão e a força de Gideão era Deus, e assim Deus através de Gideão venceu os midianitas mas somente com 300 homens para que todos ali soubessem que eles não teriam condições de vencer se não fosse pela força de Deus, e assim somos nós muitas das vezes nos achamos fortes demais e não damos a glória para Deus por muitas vitórias e atribuímos tudo a nós mesmo, mas se por um minuto nos afastamos da presença de Deus metemos os pés pelas mãos, e descobrimos que somos mais fracos que acreditávamos, agora vou dar outro exemplo, da força do homem gigante sendo derrotado por um pequeno guiado pela força de Deus. Existiu um homem de grande estatura chamado Golias ele media aproximadamente 2,88 metros, onde esse gigante estava aterrorizando o exército de Israel por dias; mas existiu um jovem de baixa estatura chamado Davi, que era o menor entre seus irmãos, e desprezado pelos seus 3 irmãos Eliabe, Abinadabe, e Samá que pertenciam ao exército de Saul, e ao ir levar alimento para seus irmão ouviu o gigante afrontar o exército de Israel, onde ele se expressa: Quem pois é esse incircunciso filisteu para afrontar o exercito do Deus vivo. Davi porém diz: Tu vens contra mim com espada e com lança e com escudos, eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos de Israel a quem tu tens afrontado, e Davi derrubou o gigante e arrancou sua cabeça, assim percebemos que a força de Davi não era tão grande assim mas Deus estava com ele e assim somos nós fracos mas quando dependemos da força de Deus nos tornamos mais fortes que os gigantes que amedrontam os mais fortes da terra, então não se gloria na sua força pois a força maior é a de Deus. Esse pra mim é o mais polemico que o rico não se glorie nas suas riquezas, pois muitos ricos se ensoberbecem pois se acham muito fortes para não precisar de Deus e muito sábios para dar a gloria de tudo que conquistou para Deus, pois afirmam que tudo conquistado foi excepcionalmente graças ao esforço próprio e a sua inteligencia, mas isso me lembra dois versículos de 1 Samuel 2:7-8 O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Então toda a glória é de Deus, e para terminar em 2 corintios 4:7 Paulo diz assim para a igreja de Corinto: Temos, porém, este tesouro em vaso de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Então esta é a explicação do motivo de termos que dar toda a gloria para Deus, pois a maior justiça do homem é como trapo de imundícia para Deus.
Toda glória e toda honra seja dada ao único que é digno de honra louvor e gloria, o único que tem todo poder e majestade e que está assentado em seu trono de gloria. Gloria a Deus!
Que a paz que excede todo entendimento guarde vossa mente e vosso coração em Cristo Jesus.
Deixei esse texto bem simples sem muitos comentários, para que a sabedoria humana não viesse influenciar o entendimento que vos será dado por Deus.

Texto escrito por: Romulo Philip

Nenhum comentário:

Postar um comentário