Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Devemos ser gratos ao amor de Deus


Oseias 11:1-10
Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, fui para eles como quem alivia um jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Não voltarão para a terra do Egito, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se. A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os seus ferrolhos, e as devorará, por causa dos seus caprichos. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz. Como te deixaria ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem. Não executarei o furor da minha ira, não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira. Andarão após o SENHOR; este bramará como leão, e bramando, os filhos, tremendo, virão do ocidente.
Analisando essas palavras de Oseias percebemos os cuidados e o carinho de Deus com seus filhos, Deus sempre esteve a nos guiar, a nos ensinar a andar conforme a sua vontade. Mas nossos olhos nos fazem pecadores e são direcionados muitas vezes às cosias deste mundo, e por isso sempre nos desviamos da vontade de Deus, mas Deus sempre esteve a usar seus profetas para falar ao seu povo, para chamar o povo ao arrependimento, assim como um ´pai ensina seu filho a dar os primeiros passos Deus nos ensina a caminhar mas a grande diferença é, que Deus, não nos sustenta somente nos primeiros passos, mas sim durante toda a caminhada, e mesmo quando saímos debaixo da sua destra da sua vontade ele nos resgata com cordas humanas com laços de amor, e mesmo assim não damos tanto valor a esses cuidados do Senhor para conosco. Todo o cuidado do Senhor para nos dar de comer, pois a palavra diz que Deus se inclinou para nos dar de comer, vocês podem pensar a isso não é agora isso foi antes de Jesus esse era os feitos de Deus no antigo testamento, mas hoje Deus não se inclina para nos dar de comer, eu vos afirmo com toda a verdade que o nosso Deus é o mesmo que era o que é e o que há de vir, nosso DEUS é de caráter imutável, e ele continua a se inclinar para nos dar a provisão de cada dia a nos dar o amor a nos dar o alimento precioso que é a Sua palavra; e o que temos feito com tudo isso que Deus tem nos dado? Muitas da vezes temos usado as bençãos que Deus tem nos dado com coisas que não agradam ao Senhor, como está escrito em Oseias 2:8 "Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal." Mas Deus a todo momento nos traz com laços de amor e nos adverte dos nossos caminhos errados, em 2 Reis 17:13-14 Deus adverte o povo do seu mau caminho, diz assim os versículos " O Senhor adivertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai-vos dos vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus servos, os profetas. Porém não deram ouvidos; antes, se tornaram obstinados, de dura cerviz como seus pais, que não creram no SENHOR, seu DEUS." Contudo isso ainda temos sido desobedientes a Deus mas mesmo assim Deus não deixará que voltemos ao Egito, pois ele diz que não voltarão para a terra do Egito mas deixará que outros sejam nosso rei, e assim somos dominados novamente pelo mundo, pois somos vencidos pelo mundo e nos tornamos escravos do mundo e como a palavra diz que nos tornamos escravos daquilo que somos vencidos, se somos vencidos pela concupiscência da nossa carne que é presa ao mundo assim nos tornamos escravos do mundo, mas em todo momento Deus continuar a nos chamar para o arrependimento, a nos chamar para uma vida de liberdade, e esta disposto a nos perdoar. Deus nesse texto de Oseias Ele diz que nós somos inclinados  a desviarmos do Senhor, mas contudo não nos deixaria não faria de nós como fez com Admá ou com Zeboim duas cidades ligadas a Sodoma que foram destruídas, mas que dessa vez Deus não executará a sua ira, pois Ele mesmo afirma que é Deus e não homem, o santo em meio dos homens, e não voltaria em ira, e que bramará como um leão e assim voltaríamos de onde estivermos tremendo pois grande é seu poder. Nesse final eu já sinto que Deus começa nos dar uma segunda chance, e assim Deus como afirmara que voltaria mas não em ira ja vemos a imagem de Jesus, e assim Deus com todo seu amor e sabedoria veio como homem e amor e por amor Ele se fez carne, e em carne se entregou ao calvário pelos nossos pecados e mesmo assim ainda não conseguimos ser gratos a tudo que Deus nos tem feito, eu me lembro de uma passagem de Jesus que Ele depois de ter feito muitos milagres em certas cidades ele fala assim em Mateus 11:21 "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza." Amados quantos milagres Deus tem feito em nossas vidas? Quanto Deus nos tem sustentado em meio as nossas dores e dificuldade? As vezes agimos como o povo no deserto chamamos de escassez a provisão de Deus, pois quando Deus nos leva ao aprendizado no deserto, Ele supre todas as nossas NECESSIDADES e o que é supérfluo é descartado da provisão de Deus e murmuramos e rejeitamos os ensinamentos de Deus por conta de coisas supérfluas, mas Deus em todo momento nos compreende e com laços de amor nos chama para perto. Temos que aprender a sermos gratos a Deus por tudo que Eles tem nos feito, e devemos mudar a direção do nosso foco, não olharmos para as coisas que nos deviam do centro da vontade de Deus mas sim olhar para Cristo e cada dia nos enchermos de fé e de esperança e sermos gratos a Deus por nos dar o que há de mais importante a salvação. Que a Paz do senhor que excede todo entendimento guarde vossa mente e vosso coração em Cristo Jesus.

Texto escrito por: Romulo Philip

Um comentário:

  1. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto sim é grato a Deus. 1Pedro 2:20
    Amados acho que esse versículo completa a mensagem.

    ResponderExcluir