Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Em busca da cura

3 Passos para se obter um milagre

  • Buscar a Deus
  • Quebrar o orgulho
  • Confiar na palavra do Senhor  
 
Baseado na história de Naamã comandante do exercito do rei da Síria, aprendemos algumas coisas que são de muita importância para nós filhos de Deus, o quanto temos de Deus em nosso favor, mas tudo depende da forma que buscamos, que agimos e que acreditamos; contarei um pouco da história desse herói de guerra e depois eu entrarei na pratica da palavra.
Naamã comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém era leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou a serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim me falou a jovem que é da terra de Israel. Respondeu rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivas. Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra. Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou eu Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.
Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e foi com indignação. Então se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se houvesse dito alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
  • Buscar a Deus
O primeiro passo dado por Naamã foi o crer que Deus com todo seu poder poderia curá-lo de sua lepra, então ele foi buscar a sua cura em Deus, pedindo para que o rei da Síria o enviasse em seu nome para Israel para que lá ele fosse curado pelo poder do Deus de Israel. Quantas vezes nós temos um problema e buscamos por Deus para que se resolva esse problema? Muitas vezes tentamos resolver da nossa forma do nosso jeito e não buscamos a Deus, mas esse homem fez o mais importante para o inicio da busca do seu milagre que foi buscar em quem é o Único que tem o poder de curar Jeovah Rafá, o Deus que cura. Tendo buscado a Deus ele deu inicio ao processo de cura, onde agora veremos um outro fator muito importante para que fosse operado o poder da cura de Deus sobre esse grande homem.
  • Quebrar o orgulho
Amados muitas das nossas enfermidades vem da alma, e no caso de Naamã ele tinha lepra que era uma doença que naquela época somente as pessoas com grandes pecados teriam, e ele tinha uma doença na alma que é uma das piores, que faz o homem ser rejeitados por Deus assim como a lepra faz ser rejeitados pelos homens, então já temos uma ligação entre a doença do corpo de Naamã com a doença da alma que é o orgulho, o orgulho nos destitui da gloria de Deus, pois a palavra de Deus diz: Pv 3:34 certamente ele escarnece dos escarnecedores, mas da graça aos humildes. Tg 4:6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas da maior graça aos humildes. 1Pedro 5:5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo , aos humildes concede a sua graça. Sl 138:6 O Senhor é excelso, contudo atenta para os humilde; os soberbos ele os conhece de longe. Por ai já da para entender que era preciso Naamã largar seu orgulho para que fosse curado, observando algumas conversas de Naamã com seus servos percebemos muitos ares de soberba e orgulho, como ao querer ser tratado de forma diferente, ao ter querer se banhar em águas melhores que aquelas que o profeta mandara se banhar, pois ele se achava muito poderoso por ser o comandante do exercito da Síria e ter com isso muitas vitórias, mas Deus ele não age com os soberbos mas sim com os humildes, e quando ele decidiu entrar na agua ele já começou a ser curado na alma, onde só faltava mais um passo para que fosse curado completamente vejamos a seguir!
  • Confiar na palavra do Senhor
A fé é o maior fator operante do poder de Deus na vida do homem, o poder de Deus opera na vida do homem de acordo com a sua fé, eu posso imaginar como estava o coração desse homem, entrar naquelas águas, cumprir uma ordem de uma pessoas que ele nem chegou a ver, mas ele confiou que ali naquela terra de Israel existia um Deus de verdade que sempre fez milagres, e acreditou que esse profeta era realmente homem de Deus, e eu fico imaginando Naamã entrando nas águas, e logo 7 vezes, poderia ter sido uma, ou duas, mas sete, uma grande quantidade de vezes, que seria capaz de fazer com que qualquer pessoa de pouca fé a perdesse ao chegar ao 5º mergulho e não ver nenhum sinal de cura, o homem de pouca fé poderia até mergulhar a sétima vez mas com certeza no sétimo mergulho já teria perdido totalmente a fé, pois imagina 1º 2º 3º 4º e nada 5º e nada 6º e nada será que o sétimo vai realmente dar certo, já era só de pensar já perdeu a benção, então Naamã acreditou e mergulhou as 7 vezes com fé que após o seu 7º mergulho estaria curado e assim ele foi restaurado em sua alma em sua carne. Amados são os olhos o espelho da alma, em Mateus 6:22-23 diz assim são os olhos lampada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grande trevas serão! E assim Naamã foi curado na alma e logo seu corpo se tornou luz, pois assim como afirma o final do versículo 14 a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e não tem ser mais puro que uma criança. Amados que o Espirito Santo venha revelar profundamente em vossos corações e que venhamos a tratar nossa alma e curar nosso corpo! Que Deus abençoe a todos e que a paz do Senhor que excede todo entendimento guarde a vossa mente e o vosso coração em Cristo Jesus.

Texto escrito por Romulo Philip

Um comentário:

  1. Fui muito breve na dissertação desse tema, mas creio que está bastante claro, pois não queria me prolongar muito pois o texto ja estava muito grande, e Deus ja estava a falar comigo sobre outro tema e eu não queria perder a revelação do Senhor, mas espero que de para ter um entendimento bem amplo da mensagem, pois quem te revelará é o Espirito Santo de Deus, que Deus abençoe a todos vocês.

    ResponderExcluir