Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de abril de 2013

Estudo temático (A origem das contendas)

Obs. Amados esse é um dos estudos bíblicos que eu escrevi guiado pelo Espirito Santo, logo abaixo do texto tem uma ordem de leitura como um cronograma para a leitura dos versículos, para que haja um melhor entendimento do estudo!
A origem das contendas
O que é contenda – debate, controvérsia, luta, combate, briga, discussão acalorada, polêmica.

Texto base Tiago 4:1-10
1-De onde que procedem as guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
2-Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
3-pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjar em vossos prazeres.
4-Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tt3: 9-11 9-Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não tem utilidades e são fúteis. 10-Evita o homem faccioso depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, 11-pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.) “Não temos que discutir sobre as leis, porque só Deus é quem as fez e o Espírito Santo quem nos revela-as, porque as leis de Deus são para serem cumpridas e não discutidas, alerte seu irmão do pecado mas não o questione, Tiago 5:19-20 19-Meus irmãos, se alguém entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, 20- sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados. Atentamente olhamos estes versículos e percebemos uma diferença aquele que converte não aquele que aponta ou aquele que critica ou aquele que julga o pecador, temos que nos atentar ao modo de falar, de forma que não venhamos causar nenhum tipo de constrangimento, mas sim trazer a presença do Espírito Santo para memória do pecador de forma que Ele o convença do pecado, pois somos falhos e não temos o direito e a sabedoria para demonstrar o erro com amor e convencer o pecador do pecado somente o Espírito Santo pode fazer.”
5-Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
6-Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes. (Pv 3:34 Certamente Ele escarnece dos escarnecedores, mas da graça aos humildes.)(1Pd 5:5-7; 5-Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça. 6-Humilhai-vos, portanto, sob a mão poderosa de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7-lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.) “ Irmãos não tenhamos duvidas que essa palavra seja espiritual e de que, tudo falado neste momento trata-se de coisas espirituais. Como esta escrito em 1Pedro5:5 jovens sede submissos aos que são mais velhos, se tratando de vida espiritual esse sim é o motivo de maior contenda;Ex: como darei ouvidos a um amigo de idade semelhante, que venha me falar da sabedoria de Deus com autoridade, eu sendo novo convertido não aceito que ele saiba mais que eu por ser de idade semelhante mas sendo um jovem espiritual. Seguindo a observação do versículo 4 do texto de Tiago sendo amigo do mundo és inimigo de Deus e da mesma forma que nós somos inimigos do mundo e quando ao vir alguém indo ao mundo buscar entendimento para trazer ao eterno, sentimos uma necessidade de exortar, essas atitudes e a juventude espiritual e a inimizade com o povo de Deus geram conflitos, discussões e contendas, pois os espíritos são opostos, um agrada o mundo e outro agrada a Deus e a falta de submissão da juventude espiritual causa esse transtorno, e a falta de sabedoria no momento do mais velho espiritual em se calar e buscar o discernimento do Espírito gera a contenda.
7-Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugira de vós. (1Pd 5:8-9; 8-Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9-resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo) “ Quando entramos em assuntos polêmicos próximos de jovens no espírito é onde nos falta a sabedoria pois não vigiamos e esquecemos que o inimigo esta ao derredor procurando uma brecha para entrar e é quando o jovem espiritual se levanta e usa de palavras grosseiras de confronto e a nossa emoção vem à flor da pele pela falta de vigilância, e daí a brecha tão esperada pelo leão devorador se abre e nos envolvemos em um clima de discussão incontrolável, pois ali já acampa o devorador, então vigiai nos assuntos e vigiai nos locais se são adequados para determinados tipos de conversas, der repente pensamos mas foi ele que me perguntou, mas somos sábios por Deus dotados da sabedoria de Deus então devemos buscar um momento adequado para entrar em determinados assuntos polêmicos, assim evitando todos os tipos de confrontos e brechas para o inimigo”
8-Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
9-Afligi-vos, lamentai e chorai, converta-se o vosso sorriso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. (Lc 6:25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome.) “Em muitos momentos devemos analisar a situação, pois o sábio vai se achar cheio de verdade, mas verdadeiramente o único que tem a verdade é Deus, e só os cheios de Deus conseguem falar a verdade, busque a sabedoria do Espírito Santo se calando e deixando-o falar e deixe que perceba que na verdade não está cheio, e sim seco e faminto pela palavra ai nesse momento é o momento adequado para usar a palavra de Deus porque de outra forma causará contenda...”
10-Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. (1Pd 5:6 Humilhai-vos, portanto sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte. {Is 49:8 Diz ainda o Senhor: No tempo favorável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação; guardar-te-ei e te farei mediador da aliança do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas[ Mt 11:25 Por aqele tempo exclamou Jesus: Graças te dou, o Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas dos sábios e instruídos, e as revelaste aos pequeninos. ]})
Em vários textos bíblicos somos alertados contra as contendas, e vemos drásticos resultados causados por contendas, como veremos no versículo 1º de Tiago capitulo 4 nada mais é que a carnalidade, a falta de paz interior, a ausência do domínio próprio e a ausência do aprendizado bíblico. (pois onde habita luz não habita trevas)”
A contenda ela depende de dois fatores o fogo e a lenha vejamos em Pv 26:20 Sem lenha o fogo se apaga; e não havendo maldizente, cessa a contenda. Usando um dito popular quando um não quer 2 não brigam, assim nós com o discernimento do Espírito Santo devemos frear nossa língua de modo que toda a má conversação seja interrompida.”

As contendas sempre causam divisões, ódio. Devemos evitar assuntos polêmicos perante a ausência do entendimento espiritual; cuidados com perguntas embaraçosas que necessita de um entendimento espiritual elevado para ser respondida e também para ser compreendida, nesse caso a melhor resposta é busque de Deus, ore, pergunte ao seu pastor. Assim evitaremos muitos tipos de discussões sem sentido. Outro fator que gera contenda é a inveja vejamos Caim e Abel em Gn 4:3-8 onde a inveja de Caim gera um espírito de contenda, observando o versículo 2º e 3º de Tiago 4 veremos que Deus aconselhou a Caim da mesma forma que Tiago também nos alerta sobre a forma que agimos erroneamente diante de Deus, gerando inveja por conta de nosso próprio erro ao agir, ao pedir, a intenção em que pedimos, isso gera brechas para que haja contendas. Observando versículo 7 depois o 6 depois o 9 e por fim o 10

Texto para estudo bíblico temático escrito e editado por: Romulo Philip

Um comentário:

  1. Amados eu postei esse estudo porque estou preparando uma mensagem muito impactante vinda de Deus e eu ainda não terminei pois Deus tem falado muito nessa mensagem pelo nome já da pra se ter noção "É necessário se calar para ouvir Deus falar" então façam uma boa leitura desse estudo com bom proveito, e aguardem a nova postagem!

    ResponderExcluir